Segmentos de Mercado Vodafone | Setores automotivo, energia, saúde, fabril, logística, transportes, segurança e financeiro | Vodafone Brasil

Segmentos de Mercado

Aplicações M2M

Clique nas abas e conheça as aplicações M2M, e seus inúmeros segmentos de mercado.

Setor Automotivo

Vodafone Machine-to-Machine (M2M) oferece novos e valiosos serviços aos motoristas e gerenciadores de frotas, diretamente ou através de seus concessionários e parceiros. As soluções de M2M permitem aos veículos particulares e comerciais fornecerem localização, informações de gerenciamento do motor, rastreamento de logística ou serviços de condução, como a assistência remota. É possível:

  • Melhorar a segurança, permitindo que a conexão mobile notifique imediatamente os serviços de emergência em caso de acidente.
  • Aumentar a segurança, alertando automaticamente as seguradoras e a polícia sobre o roubo de um veículo, e fornecendo a capacidade de recuperar carros roubados através de rastreamento por GPS em tempo real.
  • Simplificar a manutenção, monitorando o efeito de cada estilo de condução do indivíduo e as condições da estrada, e automaticamente reservar serviços de um veículo quando necessário.
  • Tornar a condução mais conveniente, através do fornecimento de tráfego ao vivo, clima, navegação, estacionamento ou serviços de informação.

Ao incorporar serviços como esses em seus veículos, você pode construir um relacionamento forte e rentável com o seu cliente, fidelizando-o, e gerar receita incremental. Mas, tão importante quanto isso é o fato de esses serviços darem acesso a um único fluxo de dados sobre as preferências e comportamentos dos clientes, para que dessa forma você possa se diferenciar de seus concorrentes.

Energia e Utilidade Pública

A comunicação M2M é uma tecnologia que causa grande impacto no meio operacional, pois permite monitorar remotamente o uso e a distribuição de energia, assim como também auxilia no gerenciamento de seus ativos mais valiosos e de sua infraestrutura. Além disso, possibilita os benefícios de grandes dados para impulsionar a eficiência operacional e identificar oportunidades de novos fluxos de receita do cliente.

Os medidores inteligentes usam a comunicação M2M para fornecer leituras de dados remotamente, em tempo real e de maneira precisa. Para seus clientes, isso significa que as suas contas não serão calculadas com base no uso estimado e eles estarão utilizando um serviço com preços transparentes.

Eles também podem monitorar seu consumo de energia em tempo real, o que lhes dá o conhecimento de gastos e possibilita a adaptação do consumo. Ainda, sensores de M2M permitem monitorar o status operacional do equipamento instalado, sendo possível identificar as necessidades de manutenção antes mesmo de ativos quebrarem. Com isso, há uma redução da perda por tempo de inatividade, causado por falha inesperada, e aumento da vida útil dos ativos. Existe até mesmo a possibilidade de controlar máquinas remotamente, ajudando o gerenciamento das operações em vários locais e melhorando a sua eficiência.

Saúde

As Soluções M2M conectam remotamente pacientes e médicos, usando dispositivos digitais que permitem a captura de dados móveis e compartilhando-os em tempo real. A longo prazo, a vasta gama de aplicações técnicas podem revolucionar significativamente as formas de interação na área da saúde. Isso porque fornecem uma mudança radical na maneira como são realizados os tratamentos, possibilitando a liberação de recursos valiosos e ampliando o alcance do atendimento além do hospital. Essas soluções podem ser usadas para controlar a condição dos locais de armazenamento de medicamentos e para conferir a condição de saúde e a dosagem dos pacientes. Ainda, permite que eles recebam cuidados em suas casas sem comprometer a qualidade dos serviços e, graças ao monitoramento constante, oferece total tranquilidade.

Fabricação

Desde o projeto até a pós-produção, a tecnologia M2M possibilita a economia de tempo e dinheiro para a transformação da maneira como são executados os negócios em indústrias.

Ao instalar dispositivos remotos de monitoramento M2M em cada produto, é possível capturar informações em tempo real sobre a temperatura, vibração, pressão, entre outros fatores, permitindo assim que a qualidade dos produtos seja avaliada e melhorada.

A tecnologia M2M permite manter a produção funcionando continuamente, porque ela pode informar à central de monitoramento sobre indicadores precoces de problemas em equipamentos e dados sobre a rapidez e quantidade de produção em cada máquina.

Transportes e Logística

A Tecnologia M2M conecta veículos, desempenho e sistemas de gestão em tempo real, oferecendo a percepção e controle para fazer melhorias em tudo, desde a eficiência de combustível até a velocidade de entrega. Com M2M, a Vodafone pode ajudar na realização de operações no setor de transportes:

  • As soluções de gestão de frota M2M possibilitam combinar dados sobre cada veículo com mapeamentos e dados sobre tráfego, a fim de atribuir rotas com maior eficiência, além de eliminar a quilometragem excessiva.
  • É possível detectar e diagnosticar problemas remotamente e agendar veículos para manutenção preventiva, antes de um colapso.
  • Câmeras conectadas à M2M na cabine ajudam a reduzir acidentes, por monitorar como cada motorista está se comportando, e também permite o acompanhamento e recuperação de veículos roubados.

Serviços Financeiros

A tecnologia M2M permite que os serviços financeiros desloquem seus modelos de organização estáticos para avaliação de riscos dinâmicos. É possível gerenciar remotamente os dispositivos financeiros, como caixas eletrônicos, a fim de planejar a manutenção e reabastecimento de estoques de forma mais eficiente.

Além disso, a indústria de serviços financeiros passou a inovar, deixando de conectar caixas eletrônicos por meio de uma conexão de linha fixa para utilizar soluções M2M móveis. A conectividade móvel também permite o uso de caixas eletrônicos em locais temporários, como eventos musicais ou esportivos, criando novas oportunidades de negócios para fornecedores de serviços financeiros.

Produtos Eletrônicos

A implantação da conectividade M2M em dispositivos eletrônicos abre novas possibilidades para os consumidores interagirem com seus produtos. É possível transformar os bens de consumo de função única em plataformas de aplicativos que permitem uma vasta gama de novos serviços, como por exemplo:

  • Prestação de serviços habilitados para M2M em hardwares dá a oportunidade de monetizar a transação com os consumidores e criar novas fontes de receita.
  • Caixas registradoras (POS) utilizadas para pagamento eletrônico e terminais de controle de estoque que podem ser conectados aos sistemas da cadeia de suprimentos, quando conectadas através da tecnologia M2M, permitem que os comerciantes processem mais transações em menos tempo do que com uma conexão fixa.

Segurança

Com a tecnologia M2M, é possível que os dispositivos de segurança informem constantemente sobre seu estado. Por meio dela, câmeras e alarmes podem ser ligados aos serviços de emergência ou estações de monitoramento privado. Como a conectividade M2M não precisa de uma conexão física para se comunicar, os dispositivos de segurança podem ser implantados em locais remotos, aumentando assim o alcance de sua rede de segurança e eliminando os custos de implantação e manutenção de infraestrutura de fios.

Em aplicações como câmeras de vigilância, alarmes e rastreadores, a tecnologia M2M apresenta um retorno claro sobre o investimento. Para as empresas do ramo, disponibilizar sistemas de segurança habilitados para a tecnologia M2M pode ser uma oportunidade de mudança no modelo de negócio, ao oferecer uma infraestrutura baseada em um serviço que pode ser completamente gerenciado.

Voltar